GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

 

A Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil teve o seu Curso Bacharel em Teologia reconhecido pela Portaria SERES nº 307, publicada no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2012, e por esse motivo, segue os parâmetros e as exigências dos cursos de Ensino Superior em nosso país. Ele é oferecido em horário noturno e tem duração mínima de seis e máxima de dez semestres letivos. Para ingressar no Curso é preciso participar do Processo Seletivo.

 

Na FATIPI, o ensino teológico visa a formação de Bacharéis capazes de atuarem na área eclesiástica, assistência religiosa e nos processos de transformação social, assim como oferecer condições de enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo com foco na construção de uma igreja saudável e uma sociedade sustentável.

As atividades do Curso atendem às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Teologia, instituídas pela LDB (Lei 9.396/96), Lei 11.788/08 e pelos Pareceres CNE/CES 241/99 (que oficializou o ensino teológico no Brasil), CNE/CES 67/03, CNE/CES 51/10 e outros documentos legais emitidos por instâncias competentes.

As atividades do Curso são compostas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza bíblica, histórica, teológica, pastoral e científico-cultural, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estágio Supervisionado obrigatório e Atividades Complementares. A ênfase do Curso guia-se pelos princípios da tradição cristã na vertente reformada e por importantes apontamentos da teologia contemporânea e contextual.

Alguns dos principais objetivos do Curso são:

 

1. Tornar disponíveis aos alunos e alunas as ferramentas teóricas e a experiência prática para o exercício do ministério pastoral em igrejas evangélicas, especialmente aquelas oriundas da tradição reformada;


2.
Desenvolver a reflexão teológica à luz das Escrituras, tendo em vista a capacitação da igreja para responder aos desafios da fé cristã em um mundo de rápidas e profundas transformações sociais;


3.
Desenvolver a compreensão teológica da igreja enquanto missão de Deus no mundo;


4.
Capacitar alunos e alunas a desenvolver estratégias missionárias e de evangelização na promoção do Reino de Deus na sociedade atual;


5.
Desenvolver o espírito crítico em relação à realidade social, a capacidade de julgar e agir sobre a mesma em função do resgate da dignidade humana e da salvação completa do indivíduo quando vítima de injustiças e de ameaças de morte neste mundo.

Fatipi

Faculdade de Teologia de São Paulo

Rua Genebra, 180 - Bela Vista

01316-010 | F 11. 3111-7300

secretaria@fatipi.edu.br

MAntenedora

Fundação Eduardo Carlos Pereira

Rua Genebra, 180 - Bela Vista

01316-010 | F 11. 3111-7318
fecp@fecp.org.br

IPIB

Igreja Presbiteriana Indep. do Brasil

Rua da Consolação, 2.121

01301-100 | F 11. 2596-1903

www.ipib.org