cuidado e

aconselhamento pastoral

Aulas e carga horária

O Curso está dividido em três Módulos, com quatro disciplinas em cada um deles, perfazendo o total de doze disciplinas.

As aulas serão quinzenais e sempre aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A cada início de Módulo haverá ingresso de novos alunos e alunas.

A carga horária total do Curso será de 360 horas. Um “Trabalho de Conclusão de Curso” deverá ser elaborado visando o término do Curso. O período de duração será de dezoito meses.

JUSTIFICATIVA

A vida urbana contemporânea cria inúmeras situações desafiadoras para a saúde integral da pessoa, família e grupos sociais. Desenvolver conhecimentos e habilidades para discernir essas situações é uma demanda concreta dos ministérios pastorais e eclesiais na atualidade. O cuidado pastoral e o aconselhamento específico demandam cada vez mais o aperfeiçoamento intelectual e prático com vistas à eficiência ministerial e fidelidade espiritual nas situações de cuidado e aconselhamento.

Sendo assim, é fundamental e constante a prática do cuidado e do aconselhamento no exercício do ministério pastoral em nossos dias. Para isto, o pastor, a pastora e líderes que atuam nesta área precisam estar bem preparados, bíblica e teologicamente. Da mesma forma, não há como desprezar perspectivas relevantes da psicologia e de outras áreas do conhecimento humano para o exercício com qualidade deste ministério. Como ampliação do aconselhamento pastoral, toda igreja precisa ser bem cuidada, assistida e alimentada, pastoralmente falando. Este é um dos fatores para o fortalecimento e crescimento da igreja. Torna-se imprescindível na formação e atuação dos pastores, pastoras e líderes cristãos estas duas vertentes: cuidado da igreja e aconselhamento pastoral.

OBJETIVOS

• Refletir criticamente sobre o ministério pastoral e eclesial à luz da Escritura, interpretada de modo contextual e publicamente;
  • Discernir as necessidades e possibilidades do cuidado e do aconselhamento pastoral na vida eclesial e nas relações intersubjetivas;
  • Diagnosticar e estabelecer relações terapêuticas com indivíduos e pequenos grupos, nas mais diversas situações que demandam cuidado e/ou aconselhamento;
  • Discernir entre situações que demandam atendimento pastoral e situações que demandam atendimento terapêutico especializado;
  • Compreender conceitos e modelos derivados das ciências psíquicas e integrá-los ao conhecimento teológico e prática pastoral.

PÚBLICO ALVO

Pastores, pastoras, líderes da igreja cristã e demais interessados, portadores de diploma de Curso Superior, com interesse em atualizar e ampliar conhecimentos na área do cuidado eclesial e do aconselhamento pastoral.

conteúdo programático

MÓDULO i - FUNDAMENTOS DA tEOLOGIA E PRÁXIS CRISTÂ

MÓDULO ii - teologia da pessoa e do aconselhamento

Igreja: comunidade terapêutica

Antropologia teológica e saúde integral

Noções de Psicopatologia e Terapia Psíquica

Modelos de Aconselhamento Pastoral

MÓDULO III - práticas de cuidado e aconselhamento

Aconselhamento Individual e Pequenos Grupos

Aconselhamento Familiar

Aconselhamento e Drogadicções

Aconselhamento e Situações-Limites no Cotidiano

Teologia Pública Reformada (Prof. Júlio Paulo Tavares M. Zabatiero)

Hermenêutica Contextual (Prof. Regina Fernandes Sanches)

Teologia Pastoral Contemporânea (Prof. Valdinei Aparecido Ferreira)

Cristologia Contemporânea (Prof. Adilson de Souza Filho)

Importante: em cada Módulo cursado poderá ser oferecido “Certificado de Extensão” caso o estudante não queira fazer o Curso completo de Especialização.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

O Módulo II do Curso terá início no mês de fevereiro de 2018 e as inscrições estarão disponíveis a partir do mês de novembro deste ano e se estenderão até o preenchimento das vagas. O valor da inscrição será de R$ 100,00 (cem reais).

Os documentos necessários para a matrícula são:

• Ficha de Inscrição devidamente preenchida
  • Pagamento da inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Curso Superior
  • Cópia autenticada da Carteira de Identidade
  • Cópia autenticada do CPF
  • Cópia de comprovante de residência
  • Uma foto 3x4
  • "Contrato de Prestação de Serviços Educacionais" assinado.

INVESTIMENTO

O valor total do Curso é de R$ 6.660,00 (seis mil, seiscentos e sessenta reais), dividido em 18 parcelas mensais e sucessivas de R$ 370,00. Haverá desconto nas parcelas no valor de R$ 70,00 (setenta reais) caso o pagamento seja efetuado até o dia 10 de cada mês.

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Júlio Paulo Tavares Mantovani Zabatiero