MISSÃO URBANA:

IGREJA, CIDADE E EVANGELHO

Aulas e carga horária

O Curso está dividido em três Módulos, com quatro disciplinas em cada um deles, perfazendo o total de doze disciplinas.

As aulas serão quinzenais e sempre aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A cada início de Módulo haverá ingresso de novos alunos e alunas.

A carga horária total do Curso será de 360 horas. Um “Trabalho de Conclusão de Curso” deverá ser elaborado visando o término do Curso. O período de duração será de dezoito meses.

JUSTIFICATIVA

Por que a igreja precisa refletir sobre missão urbana ou evangelização das cidades? A razão é muito simples: pessoas precisam ser alcançadas com o evangelho de Jesus Cristo e elas estão vivendo cada vez mais em cidades.  Em nosso país, até 1960, havia mais brasileiros vivendo em áreas rurais do que em cidades. Em 1970, o número de brasileiros vivendo em cidades já era 10% superior àqueles que viviam em áreas rurais. Hoje, 84% dos brasileiros vivem em cidades. Assim, se a igreja quiser alcançar as pessoas, precisa amar as cidades e entender a vida urbana.

A pergunta que precisamos fazer é a seguinte: por que apesar de todos os problemas da vida urbana, as cidades continuam atraindo as pessoas? A resposta caminha na seguinte direção: a cidade é lugar de liberdade, diversidade, identificação e oportunidade, principalmente de emprego.

Geralmente, em razão da herança rural, as igrejas possuem uma visão negativa das cidades e isto impede uma conexão positiva entre a igreja e a cidade. A cidade acaba sendo vista como um mal necessário, como algo que deve ser tolerado. Isto tem feito com que nossas igrejas sejam igrejas na cidade, mas não sejam igrejas para a cidade.

Na relação cidade e Evangelho é fundamental refletirmos sobre o ministério pastoral considerando a história e da experiência tradicional. Em meio às frustrações, estresse e desmotivação, vários pastores e pastoras lutam para desenvolver um ministério pastoral de manutenção, na base de muito sacrifício. Para além desta realidade, é possível encontrar hoje diversas igrejas sendo bem sucedidas na pregação e na evangelização nas cidades. Aqui, encontramos ministérios pastorais voltados não somente para a resolução de problemas, mas ministério pastoral desenvolvido a partir de projetos.

• Compreender a vida urbana em perspectiva teológica multidisciplinar;
  • Interpretar a Escritura a partir dos desafios da vida urbana contemporânea;
  • Interpretar a vida eclesial urbana com discernimento e criatividade para revitalizá-la e desenvolver sua atuação missionária;
  • Analisar os desafios missionários da cidade contemporânea e oferecer respostas ministeriais e missionárias cristocêntricas e transformadoras;
  • Renovar o ministério pastoral e a dinâmica missionária da igreja urbana a partir de uma teologia bíblica, relevante e criativa;
  • Formar a membresia e a liderança da igreja para a missão da igreja na cidade.

PÚBLICO ALVO

Pastores, pastoras, líderes da igreja cristã e demais interessados, portadores de Diploma de Curso Superior, com interesse em atualizar e ampliar conhecimentos na área da missão e da evangelização na perspectiva cristã.

conteúdo programático

MÓDULO i - FUNDAMENTOS DA tEOLOGIA E PRÁXIS CRISTÂ

Teologia Pública Reformada (Prof. Júlio Paulo Tavares M. Zabatiero)

Hermenêutica Contextual (Prof. Regina Fernandes Sanches)

Teologia Pastoral Contemporânea (Prof. Valdinei Aparecido Ferreira)

Cristologia Contemporânea (Prof. Adilson de Souza Filho)

MÓDULO ii - Urbanização e Missão

Urbanização e cidades brasileiras na atualidade

Visão bíblica e teológica das cidades

Cultura, mídia e religião na cidade

Conhecendo e morando missionalmente na cidade

MÓDULO III – Práxis Pastoral-Missiológica Urbana

Comunicando o Evangelho na Cidade (evangelização)

Diaconia política, social, cultural e ecológica na cidade

Modelos de igreja na cidade (casos e revitalização)

Gestão e Projetos no Ministério Pastoral

Importante: em cada Módulo cursado poderá ser oferecido “Certificado de Extensão”, caso o estudante não queira fazer o Curso completo.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

O Módulo II do Curso terá início no mês de fevereiro de 2018 e as inscrições estarão disponíveis a partir do mês de novembro deste ano e se estenderão até o preenchimento das vagas. O valor da inscrição será de R$ 100,00 (cem reais).

Os documentos necessários para a matrícula são:

• Ficha de Inscrição devidamente preenchida
  • Pagamento da inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Curso Superior
  • Cópia autenticada da Carteira de Identidade
  • Cópia autenticada do CPF
  • Cópia de comprovante de residência
  • Uma foto 3x4
  • "Contrato de Prestação de Serviços Educacionais" assinado.

INVESTIMENTO

O valor total do Curso é de R$ 6.660,00 (seis mil, seiscentos e sessenta reais), dividido em 18 parcelas mensais e sucessivas de R$ 370,00. Haverá desconto nas parcelas no valor de R$ 70,00 (setenta reais) caso o pagamento seja efetuado até o dia 10 de cada mês.

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Júlio Paulo Tavares Mantovani Zabatiero