O Curso de Complementação Teológica é destinado somente a candidatos e candidatas da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB), os quais foram examinados, aprovados e encaminhados pelos respectivos Presbitérios. A FATIPI é a instituição teológica da IPIB que recebe tais candidatos e candidatas e cumpre com as determinações das “Leis Complementares” sobre o assunto. 

A Complementação Teológica da IPIB não corresponde ao processo de “Validação de Créditos e Diplomas” de cursos Livres de Teologia a fim de se obter o Diploma reconhecido pelo MEC. Isto foi permitido até o ano de 2016, agora, não mais. Sendo assim, a Complementação Teológica é uma exigência interna da IPIB para candidatos e candidatas ao ministério pastoral na denominação. 

Por meio deste Edital, importantes informações sobre o Curso de Complementação Teológica são dadas, principalmente acerca das inscrições. Pedimos para todos os interessando leiam atentamente o conteúdo abaixo. 

 

IMPORTANTE

 

A Assembleia Geral da IPI do Brasil, em reunião ordinária realizada em Sorocaba-SP, em julho de 2017, aprovou as “Leis Complementares”, as quais regulamentam o Curso de Complementação Teológica, conforme Artigo 53, sendo: 

Art. 53 - Os candidatos graduados por outras instituições teológicas oficiais de igrejas protestantes históricas (presbiterianas, luteranas, congregacionais, metodistas, batistas e anglicanas) de nível superior e curso presencial com o mínimo de 2.400 horas aula, deverão submeter-se a complementação de curso na Instituição Teológica oficial da IPIB, obedecendo-se a seguinte disposição: a) O presbitério encaminhará à Instituição Teológica a solicitação, com cópia ao organismo responsável pela Educação Teológica da IPIB (Fundação Eduardo Carlos Pereira), conforme Lei Complementar à Constituição da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil Aprovada na 10ª Assembleia Geral - 05 de julho de 2017 – Sorocaba-SP); b) Os alunos do curso de Complementação deverão cumprir programa de 32 créditos, constituindo 20 créditos em núcleo básico e 12 créditos complementares, sendo que cada crédito corresponde a 20 horas aula; c) O núcleo básico será obrigatório a todos os alunos do curso de Complementação. Ele constará das seguintes disciplinas: História do Presbiterianismo (80 horas aula); Legislação Eclesiástica (40 horas aula); Exegese do Antigo Testamento (40 horas aula), Exegese do Novo Testamento (40 horas aula), Teologia Pastoral (80 horas aula); Teologia Sistemática (80 horas aula); Administração Eclesiástica (40 horas aula), totalizando 400 horas aula, ou seja, 20 créditos; d) As disciplinas complementares a serem cursadas serão definidas pela Instituição Teológica da IPIB, tendo em vista exame do histórico escolar apresentado pelos bacharéis em teologia; e) Os alunos elaborarão monografia e exegese de conclusão de curso segundo regulamentação da Instituição de Teologia; f) O curso de complementação será cumprido através de provas e trabalhos, ou seja, em caráter não presencial. 

Os candidatos e candidatas que correspondem às exigências acima, poderão realizar a Inscrição. 

INSCRIÇÃO

 

O período de inscrição de candidatos e candidatas neste ano de 2021 para a Complementação Teológica será a partir do dia 02 de fevereiro até o dia 02 de março.  

A inscrição deve ser feita por meio do site da FATIPI, mediante o preenchimento da “Ficha de inscrição” e sua finalização. 

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

1. Encaminhamento do candidato ou candidata pelo Presbitério à Complementação Teológica (documento assinado pelo Secretário Executivo); 

 

2. Cópia autenticada dos seguintes documentos:

 

  • Carteira de Identidade

  • CPF

  • Certificado de Conclusão de Ensino Médio

  • Certificado de Conclusão do Curso de Teologia

 

3. Cópia do Histórico Escolar do Curso de Teologia concluído.

 

4. Cópia do Trabalho de Conclusão do Curso e, se obter, da Exegese de um texto bíblico.

 

OBSERVAÇÃO

 

  • A documentação indicada acima referente aos itens 1, 2 e 3 deve ser encaminhada à FATIPI por meio digitalizado; o TCC e a Exegese, PDF ou Word.

  • A inscrição no Curso de Complementação Teológica só será efetivada após análise e aprovação da documentação supramencionada. O candidato ou candidata não será aceito se constatada alguma irregularidade na documentação apresentada.

ATENÇÃO

 

Destacamos novamente que a carga horária mínima para requerer Complementação Teológica é de 2.400 horas de curso, além da formação ter sido em uma instituição teológica oficial de igrejas protestantes históricas (presbiterianas, luteranas, congregacionais, metodistas, batistas e anglicanas) de nível superior e curso presencial com o mínimo de 2.400 horas aula, conforme Artigo 53 das Leis Complementares. 

 

PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO

 

Os candidatos e candidatas terão a documentação analisada pela Diretoria e Coordenadorias da FATIPI e os aprovados e aprovadas na análise da documentação deverão realizar o pagamento da inscrição. Conforme decisão da Fundação Eduardo Carlos Pereira, o valor da inscrição é de uma mensalidade do Curso presencial da FATIPI, ou seja, R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais). 

 

FASES DA COMPLEMENTAÇÃO TEOLÓGICA

 

Há três fases importantes no cumprimento da Complementação Teológica de Curso na IPIB. São elas: 

 

1) Análise da documentação

2) Realização das disciplinas do núcleo básico e das disciplinas complementares

3) Elaboração de monografia e exegese de conclusão de curso

 

Teologia na FATIPI: mais que estudo, crescimento e vida com Deus.

FATIPI - Faculdade de Teologia de São Paulo

Rua Genebra , 180 - Bela Vista I Tel. (11) 3111-7300 I secretaria@fatipi.edu.br

  • Instagram
  • Facebook
  • Grey YouTube Icon