Graduação2020_julho_site.png

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - PRESENCIAL

BACHAREL EM TEOLOGIA / PRESENCIAL

A Diretoria da Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (FATIPI), mantida pela Fundação Eduardo Carlos Pereira, ambas com sede em São Paulo-SP, torna público o Edital do Processo Seletivo para 2º semestre de 2020, cujo objetivo é selecionar candidatos e candidatas para ingresso no Curso de Graduação, Bacharelado em Teologia, no regime presencial, que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 

Este Processo Seletivo para o 2º Semestre de 2020 será realizado mediante Exame que avalia o conhecimento nas diversas áreas de formação do Ensino Médio, com concentração em duas áreas: 1) Geral (língua portuguesa, interpretação de texto, história geral e do Brasil e atualidades) e 2) Específica (conhecimento bíblico e história da igreja). Além disso, é necessária a elaboração de uma redação.

                                                                                                                
Curso

 

Curso de Teologia, Bacharelado, reconhecido pela Portaria SERES Nº 307, publicada no Diário Oficial da União em 31/12/2012, para 50 vagas totais anuais, período noturno. A renovação do reconhecimento do Curso ocorreu mediante a Portaria SERES Nº 268, publicada no Diário Oficial da União em 04 de abril de 2017.

 

Inscrição para o Exame do Processo Seletivo

 

Período de inscrição: 22 de maio de 2020 a 24 de julho de 2020. 

A inscrição para o Exame do Processo Seletivo se dá mediante preenchimento da “Ficha de Inscrição” e do pagamento do boleto da inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).

 

Importante: A inscrição implica na aceitação do interessado das normas constantes neste Edital. 

 

Processo Seletivo

 

No ato da inscrição, o candidato ou candidata ao curso deverá escolher uma das opções abaixo:

a) Processo seletivo regular, para candidatos ou candidatas com Ensino Médio completo. Neste caso, o candidato ou a candidata necessita realizar uma prova online composta de: a) 20 questões objetivas de múltipla escolha, com valor de 0,1 por questão, totalizando 2,0 pontos; b) redação, de caráter eliminatório, no valor máximo de 8,0 pontos. Será considerado “reprovado” o candidato ou candidata ao curso que obtiver abaixo de 2,0 pontos na redação.

 

b) Ingresso para portadores ou portadoras de diploma do Ensino Superior. Neste caso, o candidato ou a candidata precisará realizar apenas a Redação do Processo Seletivo, ficando dispensado ou dispensada da realização das questões objetivas. 

 

c) Ingresso para participantes do ENEM. O candidato ou candidata que apresentar no ato da inscrição o boletim individual de notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e comprovar pontuação igual ou superior a 200 pontos na Redação, não necessita realizar o Exame do Processo Seletivo. São considerados válidos os resultados obtidos nos Exames Nacionais do Ensino Médio realizados entre os anos de 2014 e 2019.

 

Os candidatos e candidatas ao curso inscritos pela opção “a” ou “b”, conforme descritas acima, receberão login e senha para acesso ao Exame do Processo Seletivo a partir do dia 01 de junho de 2020 no Ambiente Virtual da FATIPI, após confirmação do pagamento da inscrição. As provas deverão ser realizadas individualmente e sem consulta, em local e data de conveniência dos candidatos ou candidatas. No entanto, ao acessar o Ambiente Virtual da FATIPI e iniciar o Exame, o tempo máximo para sua finalização será 2 (duas) horas.

 

Classificação

 

O candidato ou candidata será classificado pelo total de pontos obtidos no Exame realizado, em ordem decrescente. Havendo igualdade no número de pontos, o desempate será de acordo com o seguinte critério:

 

1) Maior pontuação na redação;

2) Idade, dando-se preferência ao candidato ou candidata de idade mais avançada.

 

Convocação e Matrícula

 

A convocação dos aprovados e aprovadas no Processo Seletivo, dos portadores e portadoras de diploma do Ensino Superior e dos que apresentaram, no ato da inscrição, boletim do ENEM, será feita por meio de comunicação eletrônica (e-mail) a partir de 24 julho de 2020.

Os candidatos e candidatas aprovados, dentro do número de vagas disponíveis para o curso, poderão realizar a matrícula de 27 a 31 de julho de 2020.

Além da documentação a ser enviada e conferida, o candidato ou candidata deverá efetuar o pagamento correspondente à matrícula e assinar o “Contrato de Prestação de Serviços Educacionais”, conforme orientações a serem enviadas. Sem o referido pagamento, a matrícula não será concluída.

Será considerado desistente e sem direito à vaga no curso o convocado ou convocada que, no prazo fixado para a matrícula, não atender aos critérios indicados abaixo para a sua efetivação. 

Não haverá, em hipótese alguma, matrícula condicional.

O candidato ou candidata menor de 18 anos deverá ser representado por responsável legal para a efetivação da matrícula. Se maior de 18 anos, a matrícula poderá ser realizada pelo próprio candidato ou candidata e, na sua impossibilidade, por procurador devidamente habilitado.

 

Documentação para matrícula

 

Por ocasião da matrícula, o candidato ou candidata deverá enviar cópia eletrônica (digitalizada), clara e legível, dos documentos relacionados abaixo, para o e-mail da Secretaria da FATIPI: "secretaria@fatipi.edu.br”.

 

  • Carteira de identidade;

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)

  • Histórico Escolar do Ensino Médio;

  • Certificado de conclusão do curso do Ensino Médio ou equivalente; 

  • Foto 3x4 recente;

  • Histórico Escolar e Diploma do Ensino Superior (exclusivo para optantes pelo ingresso como portador ou portadora do Diploma do Ensino Superior);

  • Boletim individual de notas do ENEM (exclusivo para optantes pelo ingresso como participantes do ENEM);

  • “Contrato de Prestação de Serviços Educacionais” (documento oferecido pela FATIPI);

  • Comprovante do pagamento bancário da matrícula.

 

A não apresentação de qualquer dos documentos acima relacionados enseja a não efetivação da matrícula.

O convocado ou convocada que realizou estudos equivalentes ao Ensino Médio no exterior deverá apresentar prova de equivalência de estudos fornecida pela autoridade competente, com data anterior à da matrícula, cópia do histórico escolar do país de origem, com sua respectiva tradução juramentada.

 

Disposições finais

 

  • Não haverá, em hipótese alguma, revisão de provas.

  • Será nula, de pleno direito, a qualquer época, a classificação do candidato ou candidata que tenha participado do exame e realizado a matrícula fazendo uso de documentos falsos ou se utilizado de meios ilícitos.

  • É facultado o cancelamento da matrícula mediante requerimento no “portal do aluno” da FATIPI, sem a restituição do valor pago para a matrícula.

  • Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão responsável pelo presente Processo Seletivo, composta pelos professores: Reginaldo von Zuben (Diretor), Leontino Farias dos Santos (Vice-Diretor), Shirley Maria dos Santos Proença (Coordenadora do curso) e César Marques Lopes. 

Exame do Processo Seletivo - 27 maio 2020 a 24 de julho de 2020

Comunicado do resultado  - a partir de 24 de julho de 2020

Período de matrícula - 27 a 31 a julho de 2020

GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA PRESENCIAL

Na FATIPI, o ensino teológico visa à formação de Bacharéis capazes de atuarem na área eclesiástica e assistência religiosa em instituições diversas, assim como oferecer condições de enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo com foco na construção de uma igreja saudável e uma sociedade sustentável.

 

As atividades do Curso são compostas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza bíblica, histórica, teológica, pastoral e científico-cultural. A ênfase do Curso guia-se pelos princípios da tradição cristã na vertente reformada e por importantes apontamentos da teologia  bíblica e contextual.

 

O número de vagas autorizadas é de 50 por ano.

 

PROCESSO SELETIVO

 

Na FATIPI, o Processo Seletivo é realizado duas vezes por ano: nos meses de  janeiro e julho.

 

O “Edital do Processo Seletivo” é publicado no site da FATIPI, contendo as informações necessárias para quem desejar se inscrever. Os principais assuntos do Edital são: inscrição, exame agendado, temas do exame, redação, divulgação dos resultados e documentação para matrícula, dentre outros. Além disto, A Secretaria fica à disposição para outros esclarecimentos.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

Os critérios de Avaliação e Desempenho Acadêmico da FATIPI consistem em:

 

  • A avaliação do desempenho acadêmico é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento.

 

  • A frequência às aulas no curso e demais atividades acadêmicas, permitida apenas aos matriculados, é obrigatória, vedado o abono de faltas.

 

  • Independentemente dos demais resultados obtidos, no curso presencial é considerado reprovado na disciplina o aluno ou aluna que não obtenha frequência a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas e demais atividades programadas.

 

  • O aproveitamento escolar é avaliado através de acompanhamento contínuo do aluno ou aluna e dos resultados por ele obtidos nos instrumentos de avaliação.

 

  • Compete ao docente da disciplina elaborar as atividades de verificação do aproveitamento do aluno ou aluna e estabelecer os critérios de avaliação.

 

  • Os exercícios escolares visam à avaliação progressiva do aproveitamento do aluno ou aluna e constam de trabalhos escritos ou orais, individuais ou em grupos, técnicos ou práticos.

 

  • Será concedida oportunidade de avaliação, de caráter substitutivo, para verificação de aproveitamento semestral, sendo esta aplicada na última semana do semestre letivo na forma estabelecida no Calendário Acadêmico.

 

  • O aluno ou aluna aprovado em todas as disciplinas é promovido ao semestre seguinte do curso.

 

ATOS LEGAIS DO CURSO

 

A Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (FATIPI) teve a autorização do curso Bacharel em Teologia mediante Portaria do SESu nº 16, publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de janeiro de 2009. O reconhecimento do Curso Bacharel em Teologia se deu pela Portaria SERES nº 307, publicada no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2012 e, por esse motivo, segue os parâmetros e as exigências dos cursos de Ensino Superior em nosso país. Ela também teve a renovação de reconhecimento de curso pela Portaria SERES nº 268, publicada no Diário Oficial da União de 03 de abril de 2017. Para ingressar no Curso é preciso participar do Processo Seletivo.

 

 

Reginaldo von Zuben

Diretor da FATIPI

Atualizado em 22/05/2020.

SOBRE O CURSO

TIPO

Graduação Bacharelado

MODALIDADE

Presencial

PERÍODO

Noturno

DURAÇÃO

Tempo mínimo para  integralização:

6 semestres

Tempo máximo para integralização:

10 semestres

LOCAL

    Rua Genebra, 180 - Bela Vista

COORDENADORIA

Shirley Maria dos Santos Proença

Mestre em Ciências da Religião

     coordenadoria@fatipi.edu.br

Regime: 20 horas semanais.

Tempo de exercício da IES: 10 anos

INVESTIMENTO

Desconto de 20% na matrícula

FATIPI - Faculdade de Teologia de São Paulo

Rua Genebra , 180 - Bela Vista

  • Instagram
  • Facebook
  • Grey YouTube Icon