GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Na FATIPI, o ensino teológico visa à formação de Bacharéis capazes de atuarem na área eclesiástica e assistência religiosa em instituições diversas, assim como oferecer condições de enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo com foco na construção de uma igreja saudável e uma sociedade sustentável.

 

As atividades do Curso são compostas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza bíblica, histórica, teológica, pastoral e científico-cultural. A ênfase do Curso guia-se pelos princípios da tradição cristã na vertente reformada e por importantes apontamentos da teologia  bíblica e contextual.

 

O número de vagas autorizadas é de 50 por ano.

 

PROCESSO SELETIVO

 

Na FATIPI, o Processo Seletivo é realizado duas vezes por ano: nos meses de  janeiro e julho.

 

O “Edital do Processo Seletivo” é publicado no site da FATIPI, contendo as informações necessárias para quem desejar se inscrever. Os principais assuntos do Edital são: inscrição, exame agendado, temas do exame, redação, divulgação dos resultados e documentação para matrícula, dentre outros. Além disto, A Secretaria fica à disposição para outros esclarecimentos.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

Os critérios de Avaliação e Desempenho Acadêmico da FATIPI consistem em:

 

  • A avaliação do desempenho acadêmico é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento.

 

  • A frequência às aulas no curso e demais atividades acadêmicas, permitida apenas aos matriculados, é obrigatória, vedado o abono de faltas.

 

  • Independentemente dos demais resultados obtidos, no curso presencial é considerado reprovado na disciplina o aluno ou aluna que não obtenha frequência a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas e demais atividades programadas.

 

  • O aproveitamento escolar é avaliado através de acompanhamento contínuo do aluno ou aluna e dos resultados por ele obtidos nos instrumentos de avaliação.

 

  • Compete ao docente da disciplina elaborar as atividades de verificação do aproveitamento do aluno ou aluna e estabelecer os critérios de avaliação.

 

  • Os exercícios escolares visam à avaliação progressiva do aproveitamento do aluno ou aluna e constam de trabalhos escritos ou orais, individuais ou em grupos, técnicos ou práticos.

 

  • Será concedida oportunidade de avaliação, de caráter substitutivo, para verificação de aproveitamento semestral, sendo esta aplicada na última semana do semestre letivo na forma estabelecida no Calendário Acadêmico.

 

  • O aluno ou aluna aprovado em todas as disciplinas é promovido ao semestre seguinte do curso.

 

ATOS LEGAIS DO CURSO

 

A Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (FATIPI) teve a autorização do curso Bacharel em Teologia mediante Portaria do SESu nº 16, publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de janeiro de 2009. O reconhecimento do Curso Bacharel em Teologia se deu pela Portaria SERES nº 307, publicada no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2012 e, por esse motivo, segue os parâmetros e as exigências dos cursos de Ensino Superior em nosso país. Ela também teve a renovação de reconhecimento de curso pela Portaria SERES nº 268, publicada no Diário Oficial da União de 03 de abril de 2017. Para ingressar no Curso é preciso participar do Processo Seletivo.

 

 

Atualizado em 03/06/2019.

SOBRE O CURSO

TIPO

Graduação Bacharelado

MODALIDADE

Presencial

PERÍODO

Noturno

DURAÇÃO

Tempo mínimo para  integralização:

6 semestres

Tempo máximo para integralização:

10 semestres

LOCAL

    Rua Genebra, 180 - Bela Vista

COORDENADORIA

Shirley Maria dos Santos Proença

Mestre em Ciências da Religião

     coordenadoria@fatipi.edu.br

Regime: 20 horas semanais.

Tempo de exercício da IES: 10 anos

INVESTIMENTO

FATIPI - Faculdade de Teologia de São Paulo

Rua Genebra , 180 - Bela Vista

  • Instagram
  • Facebook
  • Grey YouTube Icon