BÍBLIA: PREGAÇÃO E MISSÃO - EAD

FINALIDADE

A Especialização Lato Sensu em "Bíblia: Pregação e Missão" visa auxiliar o corpo discente no desenvolvimento e aperfeiçoamento das seguintes competências e habilidades:

• Compreender a vida contemporânea em perspectiva teológica multidisciplinar;

• Interpretar a Escritura a partir dos desafios da vida contemporânea;

• Desenvolver conhecimentos teóricos e experiências práticas de interpretação de textos bíblicos com vistas à pregação e missão;

• Renovar o ministério pastoral e a dinâmica missionária da igreja a partir de uma teologia bíblica, relevante e criativa;

• Aperfeiçoar habilidades de comunicação do Evangelho, tanto no âmbito da pregação como no da missão cristã.

JUSTIFICATIVA

A compreensão, a pregação e o ensino da Escritura formam um dos eixos fundamentais do ministério pastoral e da vida ministerial e missionária de toda a Igreja. O reconhecimento de que a Escritura é Palavra de Deus inspirada, que prepara o povo de Deus para servir e glorificar ao Senhor é um dos pilares do protestantismo e do cristianismo em geral. Desta forma, o estudo continuado da Escritura é um dos requisitos indispensáveis para um ministério efetivo e agradável ao Senhor.

Em nossos dias, porém, devido a vários fatores contextuais, a Escritura não tem recebido o lugar que lhe é devido na vida de grande número das igrejas e comunidades cristãs. Ao invés da centralidade da Escritura encontramos outros centros, tais como os ‘programas’ da igreja, os ‘modelos’ de sucesso, as expectativas de ‘consumo’ das membresias, a institucionalidade da igreja, etc. Diante de tantas escolhas disponíveis às igrejas e seus ministros e ministras, recuperar o lugar central da Escritura é um caminho inevitável para a revitalização das igrejas e para que igrejas e ministérios sejam capazes de exercer o discernimento espiritual necessário para o crescimento integral.

Por outro lado, não podemos simplesmente usar a Escritura como uma arma em defesa de identidades congeladas. A Palavra de Deus é viva e eficaz, dinâmica em sua função de mestra e guia para nossas vidas. Assim, também é fundamental que nossa leitura e comunicação da Escritura sejam cada vez mais fieis ao Espírito da Palavra e relevantes para a nossa situação contemporânea. Não podemos nos fiar simplesmente em métodos e tradições interpretativas, mas desenvolver atitudes e modos adequados e inovadores de leitura bíblica.

Semelhantemente, o ensino e a comunicação da Escritura na vida das igrejas passam por um período de crise. Os métodos e modelos tradicionais não mais dão conta das demandas e necessidades de nossas ouvintes e comunidades, cada vez mais complexas e diversificadas internamente. Assim, revisar nossos métodos e abordagens homiléticas e educacionais é um imperativo ministerial urgente, especialmente quando levamos em consideração que toda a comunidade é missionária, e que o ministério pastoral deve focar na formação da igreja local para a missão.

São estes os principais motivos que nos levam a oferecer esta Especialização.

PÚBLICO ALVO

Pastores, pastoras, líderes da igreja cristã e demais interessados, portadores de diploma de Curso Superior, com desejo de atualizar e ampliar conhecimentos na área de bíblia com ênfase na pregação e missão.

IMPORTANTE

Caso o estudante não queira fazer o Curso completo, em cada Eixo cursado poderá ser oferecido “Certificado de Extensão”.

INSCRIÇÃO

As inscrições estão abertas até o dia 31/01/2020. As aulas se iniciarão no dia 03/02/2020, com as disciplinas do Eixo I. O valor da inscrição é R$ 50,00 (cinquenta reais).

MATRÍCULA

Após a inscrição efetivada, as informações para a matrícula serão enviadas por e-mail. Segue abaixo a relação de documentos necessários para a matrícula:

• Ficha de Inscrição devidamente preenchida

• Pagamento da inscrição

• Cópia autenticada do Diploma de Curso Superior

• Cópia autenticada da Carteira de Identidade

• Cópia autenticada do CPF

• Cópia de comprovante de residência

• Uma foto 3x4

• "Contrato de Prestação de Serviços Educacionais" assinado.

SOBRE O CURSO

Especialização - Lato Sensu