CUIDADO E ACONSELHAMENTO PASTORAL - EAD

FINALIDADE

A Especialização Lato Sensu em "Cuidado e Aconselhamento Pastoral" visa auxiliar o corpo discente no desenvolvimento e aperfeiçoamento das seguintes competências e habilidades:

• Refletir criticamente sobre o ministério pastoral e eclesial à luz da Escritura contextual e publicamente interpretada;

• Discernir as necessidades e possibilidades do cuidado e aconselhamento pastoral na vida eclesial e nas relações intersubjetivas;

• Diagnosticar e estabelecer relações terapêuticas com indivíduos e pequenos grupos, nas mais diversas situações que demandam cuidado e/ou aconselhamento;

• Discernir entre situações que demandam atendimento pastoral e situações que demandam atendimento terapêutico especializado;

• Compreender conceitos e modelos derivados das ciências psíquicas e integrá-los ao conhecimento teológico e prática pastoral.

JUSTIFICATIVA

É constante e fundamental a prática do aconselhamento no exercício do ministério pastoral. Para isto, o pastor e a pastora precisam estar bem preparados, bíblica e teologicamente. Da mesma forma, não há como desprezar perspectivas relevantes da psicologia e de outras áreas do conhecimento humano, a fim de exercer com qualidade esta função. Como ampliação do aconselhamento pastoral, toda igreja precisa ser bem cuidada, assistida e alimentada, pastoralmente falando. Este é um dos fatores para o fortalecimento e crescimento da igreja. Torna-se imprescindível na formação e atuação dos pastores em nossos dias estas duas vertentes: aconselhamento e cuidado da igreja.

A vida urbana contemporânea cria inúmeras situações desafiadoras para a saúde integral da pessoa, família e grupos sociais. Desenvolver conhecimentos e habilidades para discernir essas situações é uma demanda concreta dos ministérios pastorais e eclesiais na atualidade. O cuidado pastoral e o aconselhamento específico demandam cada vez mais da liderança pastoral e eclesiástica o aperfeiçoamento intelectual e prático com vistas à eficiência ministerial e fidelidade espiritual nas situações de cuidado e aconselhamento.

PÚBLICO ALVO

Lideranças pastorais e ministeriais, em sentido amplo, que atuam nos mais diversos ministérios da igreja local e organizações de ajuda voltados para o aconselhamento e cuidado integral da pessoa humana.

IMPORTANTE

Caso o estudante não queira fazer o Curso completo, em cada Eixo cursado poderá ser oferecido “Certificado de Extensão”.

INSCRIÇÃO

As inscrições estão abertas até o dia 31/01/2020. As aulas se iniciarão no dia 03/02/2020, com as disciplinas do Eixo I. O valor da inscrição é R$ 50,00 (cinquenta reais).

MATRÍCULA

Após a inscrição efetivada, as informações para a matrícula serão enviadas por e-mail. Segue abaixo a relação de documentos necessários para a matrícula:

• Ficha de Inscrição devidamente preenchida

• Pagamento da inscrição

• Cópia autenticada do Diploma de Curso Superior

• Cópia autenticada da Carteira de Identidade

• Cópia autenticada do CPF

• Cópia de comprovante de residência

• Uma foto 3x4

• "Contrato de Prestação de Serviços Educacionais" assinado.

SOBRE O CURSO

Especialização - Lato Sensu