POLOS - EAD

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - 1º SEMESTRE 2022


Curso


Curso de Teologia, Bacharelado, reconhecido pela Portaria SERES Nº 307, publicada no Diário Oficial da União em 31/12/2012, para 50 vagas totais anuais, período noturno. A renovação do reconhecimento do Curso ocorreu mediante a Portaria SERES Nº 268, publicada no Diário Oficial da União em 04 de abril de 2017.


Inscrição para o Exame do Processo Seletivo


Período de inscrição: 09 de novembro de 2021 a 20 de janeiro de 2022.

A inscrição para o Exame do Processo Seletivo se dá mediante preenchimento da “Ficha de Inscrição” (clique aqui) e do pagamento do boleto da inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).


Importante: A inscrição implica na aceitação do interessado das normas constantes neste Edital.


Processo Seletivo


No ato da inscrição, o candidato ou candidata ao curso deverá escolher uma das opções abaixo:

a) Processo seletivo regular, para candidatos ou candidatas com Ensino Médio completo. Neste caso, o candidato ou a candidata realizará prova online composta de: a) 20 questões objetivas de múltipla escolha, com valor de 0,1 por questão; b) redação, de caráter eliminatório, no valor máximo de 8,0 pontos. Será considerado “reprovado” o candidato ou candidata ao curso que obtiver abaixo de 2,0 pontos na redação;

b) Ingresso para portadores ou portadoras de diploma do Ensino Superior. Neste caso, o candidato ou a candidata realizará apenas a redação do Processo Seletivo, ficando dispensado ou dispensada da prova que contém as questões objetivas;

c) Ingresso para participantes do ENEM. O candidato ou candidata que apresentar no ato da inscrição o boletim individual de notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e comprovar pontuação igual ou superior a 200 pontos na Redação, não necessita realizar o Exame do Processo Seletivo e terá a oportunidade de confirmar a sua matrícula a partir do dia 25 de janeiro de 2022. São considerados válidos os resultados obtidos nos Exames Nacionais do Ensino Médio realizados entre os anos de 2016 e 2020.


Os candidatos e candidatas ao curso, inscritos pela opção “a” ou “b”, descritas acima, receberão login e senha para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da FATIPI e, consequentemente, realização do Exame do Processo Seletivo. O envio do login e senha será a partir do dia 17 de janeiro de 2021 no Ambiente Virtual da FATIPI, após confirmação do pagamento da inscrição. As provas deverão ser realizadas individualmente e sem consulta em local e data de conveniência dos candidatos ou candidatas. No entanto, ao acessar o Ambiente Virtual da FATIPI e iniciar o Exame, o tempo máximo para sua finalização será 2 (duas) horas.


Classificação


O candidato ou candidata será classificado pelo total de pontos obtidos no Exame realizado, em ordem decrescente. Havendo igualdade no número de pontos, o desempate será de acordo com o seguinte critério:

1) Maior pontuação na redação;

2) Idade, dando-se preferência ao candidato ou candidata com idade mais avançada.


Convocação e Matrícula


A convocação para matrícula dos aprovados e aprovadas no Processo Seletivo, dos portadores e portadoras de diploma do Ensino Superior e dos que apresentaram, no ato da inscrição, boletim do ENEM, será feita por meio da “Central do Candidato” a partir de 24 janeiro de 2021.

Os candidatos e candidatas aprovados, dentro do número de vagas disponíveis para o curso, poderão realizar a matrícula de 24 a 29 de janeiro de 2021.

Além da documentação a ser enviada e conferida, o candidato ou candidata deverá efetuar o pagamento correspondente à matrícula e assinar o “Contrato de Prestação de Serviços Educacionais”, conforme orientações a serem enviadas. Sem o referido pagamento, a matrícula não será concluída.

Será considerado desistente e sem direito à vaga no curso o convocado ou convocada que, no prazo fixado para a matrícula, não atender aos critérios indicados abaixo para a sua efetivação.

Não haverá, em hipótese alguma, matrícula condicional.

O candidato ou candidata menor de 18 anos deverá ser representado por responsável legal para a efetivação da matrícula. Se maior de 18 anos, a matrícula poderá ser realizada pelo próprio candidato ou candidata e, na sua impossibilidade, por procurador devidamente habilitado.


Solicitação de aproveitamento de disciplina


O candidato ou candidata com diploma do Ensino Superior, no momento da matrícula, poderá solicitar aproveitamento de disciplina apresentando a cópia eletrônica (digitalizada), clara e legível, dos seguintes documentos:


- Diploma ou declaração de conclusão do Ensino Superior;

- Histórico Escolar;

- Plano de curso da(s) disciplina(s) solicitadas.


Documentação para matrícula


Por ocasião da matrícula, o convocado ou convocada deverá enviar cópia eletrônica (digitalizada), clara e legível, por meio da “Central do Candidato”, dos documentos relacionados abaixo.

- Carteira de identidade;

- Cadastro de Pessoa Física (CPF)

- Histórico Escolar do Ensino Médio;

- Certificado de conclusão do curso do Ensino Médio ou equivalente;

- Foto 3x4 recente;

- Histórico Escolar e Diploma do Ensino Superior (exclusivo para optantes pelo ingresso como portador ou portadora do Diploma do Ensino Superior);

- Boletim individual de notas do ENEM (exclusivo para optantes pelo ingresso como participantes do ENEM);

- “Contrato de Prestação de Serviços Educacionais” (documento oferecido pela FATIPI);

- Comprovante do pagamento bancário da matrícula.

Caso não seja enviado qualquer dos documentos acima relacionados, a matrícula não será efetivada.

O convocado ou convocada que realizou estudos equivalentes ao Ensino Médio no exterior deverá apresentar prova de equivalência de estudos fornecida pela autoridade competente, com data anterior à da matrícula, cópia do histórico escolar do país de origem, com sua respectiva tradução juramentada.


Disposições finais


- Não haverá, em hipótese alguma, revisão de provas.

- Será nula, de pleno direito, a qualquer época, a classificação do candidato ou candidata que tenha participado do Exame e realizado a matrícula fazendo uso de documentos falsos ou se utilizado de meios ilícitos.

- É facultado o cancelamento da matrícula mediante requerimento por meio do “Portal do aluno” da FATIPI, sem a restituição do valor pago para a matrícula.

- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão responsável pelo presente Processo Seletivo, composta pelos professores: Reginaldo von Zuben (Diretor), Leontino Farias dos Santos (Capelão Acadêmico), Shirley Maria dos Santos Proença (Coordenadora do curso presencial) e César Marques Lopes (Coordenador do curso EAD).


Calendário 


Exames do Processo Seletivo - até 17 de janeiro de 2022

Publicação do resultado -  até 18 de janeiro de 2022

Matrícula - 18 a 25 de janeiro de 2022.



São Paulo, 09 de novembro de 2021.

Comissão do Processo Seletivo da FATIPI

FATIPI - Fauldade de Teologia de SP
Teologia na FATIPI: mais que estudo, crescimento e vida com Deus.