DEPRESSÃO, ANSIEDADE E OUTRAS ANGÚSTIAS EMOCIONAIS AGRAVADAS EM TEMPO DE PANDEMIA: COMO ENFRENTÁ-LAS?

Prof. Esny Cerene Soares

Os quadros de depressão e de ansiedade são considerados comuns e atingem, em algum momento da vida, boa parte da população. 
Em tempos de isolamento social e de veiculação de notícias ruins, como desemprego, perda de renda e perspectivas desfavoráveis, além da experiência de luto vivida por muitas famílias com o COVID-19, os sintomas de ansiedade e depressão têm sido muito observados.
Mas quando se preocupar? Qual o limite entre o “normal” e o “patológico”? Quando procurar ajuda? Onde conseguir socorro? Estas são questões que têm respostas e que serão tratadas no nosso Webinar.

IGREJA ONLINE E CULTURA EVANGÉLCA

O culto transmitido pela internet, antes visto mais como uma ferramenta complementar para evangelização ou para acompanhamento por parte daqueles que estivessem impossibilitados de comparecer às reuniões no templo, tornou-se peça central na vida das igrejas evangélicas nesses tempos de isolamento social. Mas como ficam aqueles que não acessam a internet? E as questões relacionadas à segurança digital? E a comunhão e a comunicação entre os membros das igrejas? Como é pregar num culto online pela primeira vez?
No webinar "igreja online e cultura evangélica", alunos da disciplina "Protestantismo e Cultura no Brasil" apresentam diferentes faces da experiência digital nas igrejas cristãs da atualidade, verdadeiros "screenshots" da adoração e da vida comunitária nos dias de hoje.

Prof. Valdinei Ferreira

O LIVRO DE JÓ: COMO ENFRENTAR AS DIFICULDADES DA VIDA

Prof. Marcelo da Silva Carneiro

Diante de tantas situações, crises e sofrimentos que o ser humano pode viver, qual a resposta da Bíblia sobre isso? Há muitas, bastante profundas, mas poucas representam mais a imersão na consciência humana de sua própria fragilidade do que o Livro de Jó. Nesse estudo faremos uma abordagem literária do livro, analisando as teologias presentes ali, em conflito, procurando justificar suas posições. A análise comentará a estrutura do livro no geral, mas o foco serão os diálogos entre Jó e seus amigos, justamente o lugar do conflito de ideias. Nelas, perceberemos que, diante do sofrimento, a resposta teológica pode ser de quem está em cima ou de quem está embaixo, ou seja, numa posição de sofrimento e enfrentamento da realidade. Jó nos mostra como uma pessoa de fé pode questionar o mal que a acomete sem com isso estar afastada de Deus. Também mostra como Deus responde ao caos na vida humana, de forma que nem sempre entendemos corretamente.

VIVER EM TEMPOS DE INCERTEZA

Neste Webinar, o Reverendo Júlio P. T. M. Zabatiero, pastor jubilado da IPIB e professor da FATIPI, desenvolverá o tema relacionado à vida de todos nós neste mundo em relação às incertezas, buscando na Palavra de Deus perspectivas para lidarmos com a situação. Alguns pontos importantes serão:
1. Tempos incertos são, de fato, todos os tempos da vida humana pessoal e social;
2. Algumas épocas manifestam a incerteza com maior intensidade, a ponto de não parecer haver mais nada a fazer, senão lutar contra a incerteza;
3. Pessoal e socialmente, nos últimos séculos, o Ocidente desenvolveu mecanismos para lidar com a incerteza: poupança financeira, acúmulo de bens; consumismo; fé no Estado e sua capacidade de liderar a nação; religiosidade fundamentalista fechada ao novo, ao inédito divino;
4. Como lidar com as incertezas? Alguns exemplos bíblicos: 

  • a) o exemplo de Abraão: viver pela fé (mas às vezes ajudando-a com a ação);

  • b) o exemplo de Jesus: viver para o próximo, sem deixar de viver para si mesmo;

  • c) o exemplo de Paulo: ser fiel ao espírito do Messias, mesmo quando não faz sentido.

Prof. Júlio P. T. M. Zabatiero

A IGREJA, A PANDEMIA E A CAVERNA DIGITAL

Prof. Valdinei Aparecido Ferreira

No passado, seres humanos, para se protegerem de predadores e de condições climáticas desfavoráveis,  ocuparam cavidades rochosas denominadas cavernas. Cavernas são símbolos poderosos. Exemplo: o “mito da caverna” de Platão; o profeta Elias se refugiou numa caverna no monte Horebe; Davi, rei de Israel, também foi um frequentador de cavernas, tendo deixado o registro de sua estadia na caverna de Adulão. Mas as cavernas não pertencem apenas ao campo da arqueologia, pois, sob o ponto de visto filosófico e religioso, são mais que lugares físicos, são lugares existenciais. Elas podem ser uma experiência de encontro consigo próprio e com Deus, tempo e espaço para descobertas a respeito de si mesmo, do próximo e da vida. À luz dessas considerações, proponho examinar os temas: Igreja, a pandemia e a caverna digital.

Neste Webinar, o Reverendo Marcos Nunes da Silva, professor da FATIPI, destacará a importância do “saber escutar” pessoas que passam por crises, dificuldades e decepções na vida para, então, consolar a partir da Palavra de Deus.

Algumas perspectivas importantes a serem tratadas:

1. consolar é ouvir
2. capacitação para consolar
3. exercendo o Ministério da Consolação

Rev. Marcos Nunes da Silva

SABER ESCUTAR E CONSOLAR EM MOMENTOS DE CRISE

FATIPI - Faculdade de Teologia de São Paulo

Rua Genebra , 180 - Bela Vista

  • Instagram
  • Facebook
  • Grey YouTube Icon