ESPAÇO CULTURAL FATIPI

No dia 26 de outubro, foi inaugurado o Espaço Cultural da FATIPI, com a Exposição dos quadros da artista plástica Glauci Mantovani. O nome da exposição: "Releitura das obras do pintor pós-impressionista Vincent Van Gogh". A escolha de obras de Van Gogh para uma sala de exposição permanente na FATIPI se deve à qualidade artística e espiritual das telas do pintor holandês. Van Gogh era filho de pastor reformado e ele mesmo se candidatou ao ministério pastoral, não tendo chegado, porém, ao fim do processo de ordenação. Sua obra revela uma espiritualidade centrada na compaixão e na generosidade em favor das pessoas que eram desvalorizadas em seu tempo, especialmente camponeses e trabalhadores nas minas de carvão. São um convite à reflexão sobre a beleza da natureza e da simplicidade da vida humana. Essa amostra fez parte do Congresso Internacional de Teologia e também faz parte de um projeto de instalação de uma escola de música e artes na FATIPI. A artista plástica Glauci Mantovani é detentora de vários prêmios em exposições e concursos no Brasil, a sua obra é conhecida em todos os continentes, especialmente pela criatividade no uso das cores e formas. Seu estilo é nomeado ‘concretude abstrata’. Glauci estuda a obra de Van Gogh desde sua adolescência, tendo pesquisado intensamente a vida e obra do pintor holandês. Além da sala Van Gogh, também temos a sala Miserabilis, um olhar sobre as misérias do mundo através do olhar das pessoas e a exposição tropicália no espaço de convivência dos alunos/as. Todos os quadros foram generosamente doados pela Glauci Mantovani à Fundação Eduardo Carlos Pereira. Essas exposições são permanentes e estão no 2º e 3º andar do edifício Rev. Abival Pires da Silveira(sede da FATIPI), que fica na Rua Genebra, 180 – Bela Vista, podendo ser visitadas por todos e todas que apreciam a arte e a teologia. Entre em contato com a FATIPI, F: 3111-7300 e agende uma visita.