top of page
Logo da Revista Teologia e sociedade
Imagem com a capa da nova edição a venda da revista Teologia e sociedade com título Política e Cidadania: perspectivas teológicas. Para compra entre em contato com a FATIPI - telefone 11.3111-7300
teo e soc 13.JPG

Atualidade da Reforma Protestante

Vol. 1, n.º 13 (2019)

A Reforma Protestante, ocorrida no século XVI, encontra-se entre os mais importantes acontecimentos da história da humanidade, principal-mente para o mundo ocidental. Concomitante a outros movimentos que buscavam profundas transformações e avanços no cenário político, econô-mico, social, cultural e científico, ela deu a sua contribuição principalmente no campo religioso.
Tanto a história como os temas da Reforma Protestante sempre serão preciosa fonte para reflexão, discernimento e crescimento dos cristãos em geral. Neste sentido, ela se torna referência fundamental para compreen-dermos o evangelho de Cristo e vivermos a fé em Deus, cada vez com mais integridade, fidelidade e amor.
Diante destas considerações, a Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (FATIPI) tem a grata satisfação de, por meio desta edição da Revista Teologia e Sociedade 13, tratar mais uma vez da sua atualidade. Com isto, damos nossa pequena contribuição à temática citada, na esperança de que seja relevante aos leitores e possa contribuir para a disseminação dos princípios protestantes.

teo e soc 13.JPG

Bíblia e Ministério Pastoral

Vol. 1, n.º 12 (2016)

No primeiro semestre de 2015 os professores da área de Bíblia da FATIPI, Ricardo de Oliveira Souza, Marcelo da Silva Carneiro e Marcos Paulo Monteiro da Cruz Bailão, foram procurados pela Direção da FATIPI para que organizassem a Semana Teológica que tradicionalmente acontece no segundo semestre letivo dessa casa. Esses docentes viram nesta proposta um duplo desafio e oportunidade: seria a chance de trabalhar importantes temas que normalmente não se consegue tratar em sala de aula e também a ocasião para abordar questões que envolvem o lugar das Escrituras Sagradas na vida da igreja. Assim, o tema da Semana Teológica de 2015 ficou definido como: "O Lugar da Bíblia na Vida e na Igreja".

teo e soc 13.JPG

Igreja e política - 50 anos do golpe civil militar

Vol. 1, n.º 11 (2014)

O tema escolhido para a edição n.º 11 da Revista Teologia e Sociedade é um agregado ao esforço que está sendo feito em nosso país para trazer à memória e refletir sobre um período da nossa história - os "anos de chumbo" - que, espera-se, jamais será repetido! Você pode adquirir esta edição no site da editora Pendão Real ou na secretaria da Fatipi.

teo e soc 13.JPG

Homoafetividade e Fé Cristã

Vol. 1, n.º 10 (2013)

Teologia e Sociedade 10 teve o seu tema escolhido em um processo simples, mas bastante significativo, ligado à atividade acadêmica da Faculdade de Teologia de São Paulo (FATIPI). A prática anual de se realizar uma Semana Teológica, focando uma questão para ser discutida e aprofundada, é dado importante para o maior proveito intelectual e espiritual dos estudantes. A escolha do tema para a Semana é feita com antecedência, em uma reunião de representantes do corpo docente e discente, em geral no primeiro semestre. No ano de 2011, o tema escolhido foi Ecologia e Espiritualidade (Teologia e Sociedade 9), mas a decisão final foi tomada com alguns alunos manifestando preferência por uma outra questão: a homossexualidade e seus desafios para a fé cristã. […] Seu conteúdo, em resumo, traz para os leitores um tratamento diferenciado do assunto, com perspectivas provenientes do âmbito da história, Bíblia, teologia, ética, psicanálise, direito, além de um pequeno histórico de como uma igreja irmã dos Estados Unidos tem lidado com a matéria e suas implicações para  a vida eclesiástica. Fica também registrado que, com esta publicação, temos apenas o pontapé inicial em uma discussão que precisará ser ampliada, mas que não pode mais esperar.

teo e soc 13.JPG

Racismo - desafios para a Igreja no século XXI

Vol. 1, n.º 9 (2012)

A Teologia e Sociedade n.º 9 trata de temas que têm estado bastante presentes nos meios de comunicação, exigindo dos cristãos preocupados com o testemunho de Jesus Cristo reflexão e busca de respostas. Primeiro, a questão do racismo, um vergonhoso escândalo que não pode estar ausente das preocupações da Igreja em busca uma serena e renovada compreensão do que nos ensinam a Bíblia e a Teologia. Em seguida, uma chamada para o grande escritor brasileiro, que desde sempre tem ocupado o importante espaço que lhe cabe na cultura nacional: Machado de Assis. A diferença aqui foi mostrar o uso da Bíblia feito por Machado e suas implicações tanto para a literatura como para a teologia. A questão de gênero está bem presente neste número da nossa revista. Aí temos uma análise da atuação das mulheres nos sindicatos e na igreja, lugares em que a atuação masculina sempre foi naturalmente a mais visível. Complementa esta descrição uma visão histórico-teológica e sociológica do movimento feminista até a atualidade. Ao final temos a importante e curiosa questão intertextual em torno de Abraão e seus descendentes, filhos de um mesmo pai, na Bíblia hebraica e no Corão muçulmano, apontando para uma possível nova configuração de sua fé e tradição.

teo e soc 13.JPG

Ecologia e Espiritualidade

Vol. 1, n.º 8 (2011)

A cada dia sentimos próximos ou distantes os efeitos das mudanças climáticas sobre as populações em nosso planeta. Ao se reunir, no começo do ano, o Conselho Editorial de Teologia e Sociedade procurava se fixar em um tema para a nova edição da revista (nº. 8). Foi com naturalidade que brotou, provavelmente por uma intuição solidária, a ideia de que era necessário determo-nos nesta problemática, que afeta a todos diretamente. Acabávamos de assistir aos efeitos do tsunami que atingiu o Japão e provocou enorme destruição, com consequências incalculáveis e duração imprevisível. Algum tempo depois, perto de nós, no sul do país, foi a vez dos deslizamentos de terra e das inundações, expulsando de suas casas milhares de pessoas, que ficaram sem ter onde se abrigar, em uma clara evidência dos efeitos da destruição ambiental sobre os mais pobres e desamparados. Não há dúvida de que a obra do Criador todo-poderoso, planejada para a o bem-estar da humanidade, está ameaçada pela ação do pecado e do egoísmo humanos.

teo e soc 13.JPG

A Ética do calvinismo

Vol. 1, n.º 7 (2010)

A transformação do Seminário Teológico de São Paulo em Faculdade de Teologia de São Paulo alterou a configuração da Escola de Profetas da Igreja. Agora ligada à Fundação Eduardo Carlos Pereira da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, prepara-se para o reconhecimento acadêmico pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Nossa revista também sofreu mudanças e vive uma nova etapa. Como veículo de reflexão bíblico-teológica no cenário protestante brasileiro, reforça sua preocupação em discutir as questões humanas que se apresentam na atualidade, dentro do país e fora dele. Atenta às transformações de um novo século e aos anseios por um novo paradigma de ação fiel a Jesus Cristo, tenta trilhar um caminho que leve a uma ação evangelizadora mais contextualizada.

teo e soc 13.JPG

Bíblia e Ministério Pastoral

Vol. 1, n.º 6 (2009)

Teologia e Sociedade 6 constitui a segunda edição de nossa revista (2008/09) dedicada a João Calvino nos 500 anos de seu nascimento. Empenho para a reapropriação do legado deste servo de Jesus Cristo é nosso dever e inspiração. Como cumprir com fidelidade este mandato?

À semelhança de outros grupos reformados/presbiterianos em todo o mundo cabe-nos, como igreja portadora da missão de Deus para a humanidade, examinar atentamente nossas origens e identidade. Antecipando as comemorações do Jubileu de Calvino, o Seminário de São Paulo, em 2008, juntamente com a Editora Pendão Real, lançou o livro João Calvino – Textos Escolhidos. Entre outros eventos importantes, como a criação de um site dedicado ao tema e incluído no Portal eletrônico da Igreja (www.ipib.org/calvin09), foi produzida uma agenda especial dedicada ao Reformador. Outros esforços fizeram com que o jornal O Estandarte, além dos inúmeros artigos sobre o assunto, lançasse um Caderno Especial (n°.11) com a segunda edição de O Humanismo Social de Calvino (A Biéler).

teo e soc 13.JPG

Intérprete das Escrituras de Calvino

Vol. 1, n.º 5 (2008)

A decisão de dedicar o presente número e o próximo de Teologia e Sociedade a João Calvino, vem ao encontro das comemorações, em 2009, dos 500 anos do nascimento do Reformador. Desde o princípio, seus discípulos em todo o mundo, embora conscientes da importância da data a ser celebrada, pensaram na maneira mais apropriada de fazê-lo, sem que a oportunidade de trazer sua memória viva para o nosso tempo fosse desperdiçada. A preocupação dentro do mundo reformado/presbiteriano foi evitar que o calor das celebrações levasse à rápida evaporação de seus objetivos mas que, ao contrário, propiciasse fruto maduro, digno do homenageado e do evangelho de Jesus Cristo.

teo e soc 13.JPG

Diaconia em Calvino

Vol. 1, n.º 4 (2007)

Com Teologia e Sociedade n.º 4 apresentamos aos leitores mais um número da revista anual do Seminário Teológico de São Paulo. No planejamento para esta edição, pensamos na importância de já iniciar alguns passos no sentido das comemorações dos 500 anos de nascimento do reformador João Calvino, em 2009, como vêm fazendo outras igrejas da família reformada ao redor do mundo. Outra preocupação foi a abordagem exegética de textos bíblicos relacionados com as decisões oficiais recentes da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil sobre das Ordenações Litúrgicas, que também buscam expressar seu compromisso de anunciar o evangelho de Jesus Cristo nos dias de hoje.

teo e soc 13.JPG

Protestantismo brasileiro

Vol. 1, n.º 3 (2006)

As mudanças na vida da igreja de Jesus Cristo em todo o mundo são naturais e estão presentes no protestantismo brasileiro. Como parte deste corpo maior, as igrejas reformadas/presbiterianas sentem a necessidade de encarar as transformações pelas quais passam para refletir sobre elas, levando em consideração não só as perspectivas futuras como também a sua história. De maneira especial, a entrada da IPI do Brasil no Conselho Mundial de Igrejas, conduz à busca de uma nova compreensão sobre sua atuação como igreja evangelizadora no cenário evangélico brasileiro. Teologia e Sociedade n.º 3 reuniu vários escritos que levam nessa direção. O artigo de Jane Dempsey Douglass sobre “Calvino, calvinismo e ecumenismo” nos remete às origens da igreja reformada/presbiteriana, com uma análise da obra histórica e teológica de João Calvino, especialmente com relação à unidade da igreja. Todavia não para aí, mas mostra como seus seguidores têm compreendido este legado e suas implicações para a vida da igreja ontem e hoje.

teo e soc 13.JPG

Preocupações Teológicas

Vol. 1, n.º 2 (2005)

Teologia e Sociedade prossegue em sua 2ª edição com o propósito de refletir sobre as preocupações teológicas frente à problemática vivida pelo mundo de hoje e pela igreja.

teo e soc 13.JPG

Centenária Casa de Profetas

Vol. 1, n.º 1 (2004)

A primeira edição da Revista Teologia e Sociedade  é a materialização de um sonho antigo do Seminário Teológico de São Paulo e a ocasião para o lançamento não poderia ser melhor - o ano do centenário do Seminário. Em geral os seminários protestantes trabalham numa constante tensão entre o serviço que prestam à igreja na formação de pastores, e sua vocação propriamente acadêmica. Sabe-se que, em alguns momentos, formação e pesquisa se aproximam e que, em outros, se distanciam. Não poderia ser diferente  com a nossa Centenária Casa de Profetas. Teologia e Sociedade deseja oferecer contribuição, ainda que modesta, ao trabalho teológico realizado no Brasil.

FATIPI - Faculdade de Teologia de São Paulo

Rua Genebra , 180 - Bela Vista

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Logo Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana independente do Brasil
Teologia na FATIPI: mais que estudo, crescimento e vida com Deus.
bottom of page