top of page
  • Foto do escritorFATIPI FECP

O REINO DE DEUS NÃO É DESTE MUNDO (JOÃO 18.36)

O texto para nossa reflexão está inserido no contexto de prisão, julgamento e morte de Jesus.

Solidão, violência, traição, vergonha, interrogatório, acusação são alguns dos elementos que marcam a narrativa que antecede a crucificação do Filho de Deus.

Os representantes de vários segmentos que detinham o poder religioso judaico acompanharam Jesus em seu ministério para averiguarem se ele estava cumprindo a lei de Moisés.

Jesus realizava milagres, cuidava dos necessitados, dava novo significativo aos preceitos legais contidos no Pentateuco e anunciava que o Reino de Deus já estava presente e que não se adequava aos reinos conhecidos e sustentados pelo poder humano.

Diante das palavras e das ações desafiadoras, muitas vezes incompreendidas, apresentadas por Jesus, os líderes religiosos e intérpretes da lei insatisfeitos se voltaram contra o enviado de Deus e o consideraram um impostor. Ele pregava um reinado que não destruía o poder romano, que não devolvia ao povo de Israel o domínio político e geográfico do passado, mas trazia a esperança para a vida agora e para a eternidade.

Acusado e levado perante Pilatos para que fossem tomadas as providências para o silenciamento daquele que pregava restauração da vida, perdão de pecados e a vinda de um Reino que não se comparava com os já conhecidos, Jesus foi condenado e levado à morte. O poder romano e o poder judaico fizeram aliança e levaram Jesus à cruz.

O diálogo estabelecido entre Pilatos e Jesus nos apresenta a antítese entre o sentido de reino do ponto de vista humano e do ponto de vista divino.

Reino, segundo a compreensão humana, está diretamente associado à conquistas e exercício do poder de um povo sobre outro. Quem tem poder bélico, estratégias mais elaboradas, e, principalmente sede de domínio, usa todos os recursos disponíveis para conquistar e manter o poder.

Por isso, ao ser questionado por Pilatos a respeito de ser ele o rei dos judeus, Jesus prontamente apresenta o sentido de Reino que se diferencia de todas as experiências, concepções e conhecimento dos líderes romanos. Pilatos não compreendeu que o Reino que havia chegado trazia a verdade, a paz e a justiça.

O que podemos compreender com as palavras de Jesus que anuncia um Reino que não é deste mundo?

Em primeiro lugar, que o Reino de Deus somente pode ser conhecido pelas pessoas que ouvem e conhecem a verdade divina.


A verdade não dizia respeito às discussões filosóficas, ideológicas, religiosas ou partidárias. Ela é a realidade presente na história da humanidade na encarnação e na sua obediência do Filho à vontade de Deus. Jesus declarou ser a verdade (João 14.6) para que os seus seguidores e seguidoras não fossem enganados em relação à palavra de vida e libertação proclamada.

No reino anunciado por Jesus a verdade traz clareza à condição humana de seu afastamento da presença de Deus e da necessidade de reaproximação, providenciada pela misericórdia e graça divinas, sem as quais a humanidade jamais seria resgatada em sua integralidade.

Sendo assim, não foi a verdade de Pilatos, dos judeus ou do povo que condenou Jesus à morte, mas a plena verdade de Deus de vir ao encontro de pecadores e pecadoras para os tornar participante do seu Reino.

Outro aspecto a ser mencionado é que o reino anunciado por Jesus não é deste mundo, pois nele há plena paz. O príncipe da paz ao chegar agraciou toda a terra. Enquanto os príncipes, os reis, os governantes se fortalecem pelos acordos de morte, Jesus anuncia que são bem-aventurados e chamados filhos de Deus os que constroem a paz (Mateus 5.8). Na realidade do Reino de Deus todo e qualquer tipo de violência é uma afronta ao propósito salvífico de Deus.

Ao viver entre os seres humanos, Jesus demonstrou que a justiça humana é falha e pode se contaminar com as intenções e as ações daqueles que podem manipular os sistemas e as pessoas. Os reinos da terra se beneficiam das desigualdades e atendem interesses de determinados grupos ou pessoas, mas no Reino divino, seja neste momento, ou nos que virão, a justiça será realizada incontestável.

Quando Jesus declara a Pilatos que o reino dele não é deste mundo, diz que os valores que conduzem os governos humanos são subvertidos e novos são anunciados, pois embora o reino já esteja entre nós ele se efetivará na vida eterna anunciada por Cristo.

Enquanto vivemos a antecipação do Reino de Deus, que nossas vidas e práticas não deixem de anunciar a verdade amorosa de Jesus, não se cansem de buscar e construir a paz e propaguem sempre a justiça, fruto da misericórdia e da fidelidade de Deus em nos libertar e salvar.


Reva. Shirley Maria dos Santos Proença

Professora da Fatipi

Pastora na 3ª. IPI de Guarulhos.







248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana independente do Brasil
Teologia na FATIPI: mais que estudo, crescimento e vida com Deus.
bottom of page