
Bem-vindos e bem-vindas ao 3º Congresso Internacional de Teologia da FATIPI com o tema: Teologia e História – Encontros e Desencontros do séc. XIX à atualidade. Vamos abordar os encontros e desencontros entre Teologia e História, como uma relação dinâmica, em constante transformação. Se, por um lado, a história desafia a teologia a se repensar, por outro, a teologia continua a oferecer à história uma perspectiva de sentido, transcendência e esperança. Esse diálogo, ainda que tenso, é necessário – e profundamente fecundo. Participe conosco nessa jornada!
Não perca a oportunidade de participar deste encontro enriquecedor e inspirador! Se você está pronto para explorar esse período da história e se envolver em discussões profundas sobre questões teológicas e espirituais.
As vagas são limitadas e estão sujeitas a disponibilidade, portanto, não deixe para se inscrever no último minuto.
Garanta seu lugar hoje mesmo e se junte a nós para uma experiência única de aprendizado, networking e inspiração.
Os congressistas receberão um certificado de participação de 30hs.
O Congresso contará com:
Transmissão ao vivo . Tradução simultânea . Interpretação em Libras
PROGRAMAÇÃO
19h00
ABERTURA
PALESTRA - Preletor: Dr. Mark Patterson
OFICINAS

Teologia e as ciências Sociais
Prof. Valdinei Ferreira
Graduado em teologia pelo Seminário Teológico Antonio de Godoy Sobrinho e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuação acadêmica nos campos da sociologia da religião e ciência política com destaque para o tema evangélicos e política no Brasil. Além da produção acadêmica, atua no debate público escrevendo semanalmente artigos para o Jornal Folha de São Paulo sobre política, religião e democracia.
Descrição da oficina
As Ciências Sociais são extremamente úteis para cristãos, especialmente teólogos e pastores, aprimorando a compreensão e o ensino da Palavra de Deus de forma relevante. Sua importância reside nos seguintes pontos: a) Compreensão Social: elas oferecem insight sobre as transformações das sociedades modernas, capacitando uma proclamação do Evangelho conectada ao tempo presente e seus desafios. b) Apoio à Justiça: As Ciências Sociais são uma ferramenta para a promoção da justiça social, um imperativo bíblico, auxiliando cristãos a discernir valores e alinhar suas ações aos princípios do Reino de Deus em face das desigualdades e vulnerabilidades. c) Plantação e Revitalização: Recursos das Ciências Sociais tais como análises de dados demográficos e pesquisas culturais são utilizados para traçar estratégias eficazes na plantação ou revitalização de igrejas. Em síntese, as Ciências Sociais aprofundam a compreensão da sociedade, o que é essencial para a renovação da mente cristã e para o discernimento e a vivência da boa, agradável e perfeita vontade de Deus no nosso contexto atual.

Teologia e o Holocausto
Prof. André Yuri Abijaudi
Doutor e Mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. É autor do livro Religião e Nazismo publicado pela Editora Recriar. Atualmente é pastor da Igreja Metodista e Editor da Editora Recriar. Além disso, é membro da Sociedade Paul Tillich do Brasil.
Descrição da oficina
A oficina “Teologia e Holocausto” se apresenta como uma proposta de investigação dos desafios impostos à fé e à reflexão teológica diante do genocídio perpetrado pelo regime nazista contra o povo judeu e outros grupos marginalizados. Para isso, a temática proposta procura analisar as implicações éticas, filosóficas e espirituais que se estabeleceram a partir da relação entre o nazismo e a religião – especialmente o cristianismo. Serão abordados o contexto histórico e ideológico do nazismo, as implicações éticas e espirituais dos grupos cristãos que apoiaram o movimento totalitário, bem como as respostas teológicas dadas pelos diferentes grupos cristãos de resistência que se opuseram ao nazismo de maneira profética. Assim, a oficina se dedicará a construir reflexões teológicas discutindo a importância da memória para a construção de uma ética preventiva frente a novas manifestações de intolerância e totalitarismo.

Teologia Pública – A mensagem Pública da Igreja: O Reino de Deus
Prof. Julio Zabatiero
Possui graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, mestrado e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia. Sua especialidade primária é a epistemologia da Exegese bíblica e da Teologia cristã. Seus interesses atuais são: a teologia paulina (publicou o primeiro de vários volumes dessa obra: comentários, volumes temáticos de teologia, volumes epistêmicos); a teologia pública em perspectiva reformada evangélica; a epistemologia exegética e teológica e a teologia do Pentateuco.
Descrição da oficina
Nas primeiras décadas do século XXI as Igreja Cristãs têm participado intensamente da vida pública em seus países. Um dos problemas decorrentes dessa participação é a mensagem inconsistente proclamada por algumas Igrejas, mensagem que confunde o evangelho com uma ideologia política ou com aspectos de uma ideologia política específica. O foco desta oficina é a proposta do evangelho do Reino como o conteúdo da mensagem pública da Igreja, dando testemunho da soberania de Deus conforme expressa pelo ministério do Senhor Jesus nos Sinóticos.

Teologia e Cultura
Prof. Sérgio Dusilek
Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela UFJF/MG. Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNA e em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. É pós-graduado em História da Filosofia pela Universidade Gama Filho. Atua como docente nos Cursos de Teologia do STBC - Seminário Teológico Batista Carioca. Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado pelo PPG de Letras da UEMS. Pastor na Igreja Batista Marapendi. Casado com Liliana e pai da Letícia.
Descrição da oficina
A cultura não é só o resultado da produção humana, o que pode ser visto e experimentado pelas artes, literatura, gastronomia, vestimenta, música, bem como pelas diferentes religiosidades. Ela é também a forma, esta estrutura que comunica, que media a totalidade de sentido, ao mesmo tempo que viabiliza sua (condicionada) apreensão. A cultura está entranhada no ser humano, modificando seu olhar para a realidade. Ao pensarmos na interface da cultura com a teologia, importa lembrar que a própria Revelação sofreu a mediação cultural. Prova maior disso, segundo Erich Auerbach, é a própria encarnação de Jesus Cristo. A extensão e a dinâmica desta interação entre teologia e cultura será objeto de análise desta oficina.

Insurgências Teológicas Contemporâneas: Perspectivas Epistemológicas do Sul Global
Profa. Regina Sanches
Mestre em Teologia e Práxis, Mestre em Missiologia, Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, Especialista em Direito Educacional e Gestão de Instituições Educacionais. Graduada em Teologia e Licenciada em História. Docente da Faculdade IPEMIG, Vice-presidente da FTL Continental, Diretora da Editora Saber Criativo e Avaliadora do SINAES para cursos de Teologia. Autora das obras Introdução às Teologias Latino-americanas, (SIS) Temáticas Teológicas, Teologia Viva e outras.
Descrição da oficina
Desde meados do século XX, diversas teologias emergiram no Sul global, no conjunto do surgimento de outros saberes em distintas áreas do conhecimento. Essas teologias passaram a ser estudadas e classificadas sob diferentes denominações — como autóctones, étnicas ou de minorias —, categorias que, em geral, foram atribuídas em contraste com as teologias eurocêntricas, frequentemente consideradas "clássicas", ou "oficiais" ou “universais”. A noção de oficialidade atribuída a essas teologias ditas clássicas está enraizada nas epistemologias eurocêntricas, que legitimam determinados saberes como universais e perenes, sobretudo os produzidos nos âmbitos de conhecimentos do Norte global. Estudar as teologias latino-americanas, africanas, asiáticas, indígenas que brotam no Sul global, bem como as teologias feministas, negras e outras que, embora surgidas em contextos do Norte global, reivindicam nova epistemologia, é essencial para compreender os movimentos teológicos contemporâneos. Não é possível abordá-las sem atravessar os estudos decoloniais e as novas formas de produção do conhecimento da fé, forjadas a partir das vozes que emergem dos lugares historicamente marcados pelo silenciamento, pelo apagamento e pela invisibilização.

O Futuro da Teologia - Um olhar a partir da História
Prof. Eber Ferreira
Possui Curso Livre de Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, graduação (licenciatura e bacharelado) em História pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista. É o curador do Museu e Arquivo Histórico "Rev. Vicente Themudo Lessa" da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
Descrição da oficina
A escatologia é capítulo das teologias sistemáticas e tema recorrente dos estudos acadêmicos. Os temas da escatologia são também campeões no cotidiano do exercício da fé evangélica no Brasil. Todos os cristãos evangélicos têm algo a dizer sobre a consumação dos tempos, a volta de Cristo e a instalação do Reino de Deus. Porém, o que temos a dizer quando a pergunta feita diz respeito a UMA ESCATOLOGIA DA PRÓPRIA TEOLOGIA? A questão, lançada nesta oportunidade a um historiador, propicia a busca de situações e processos que mostrem como a teologia, os teólogos, os pastores conscientes de sua tarefa teológica no âmbito da igreja reagiram a tempos de crise, de aflições e de perplexidades. Tendo esses mesmos teólogos e pastores sido postos à prova em meio aos esforços dos que desejavam desacreditar o pensar e a prática teológica diante dos seguidores da fé evangélica. Trataremos do presbiterianismo brasileiro em meio à grande crise mundial dos anos 1920, 1930 e 1940, que redesenhou o mundo e que provocou no universo protestante/evangélico, os movimentos de descrédito à teologia.
Comissão Organizadora:
Prof. Me. Marcos Nunes da Silva
Profa. Me. Shirley Maria dos Santos Proença
Prof. Dr. Esny Cerene Soares
Prof. Me. Enilson Elias de Castro Monteiro
Comissão Cientifica:
Prof. Dr. Valdinei Aparecido Ferreira
Prof. Dr. Eber Ferreira Silveira Lima
Prof. Dr. José Roberto Cristofani
Prof. Dr. Julio Paulo Tavares Zabatiero
%2015_10_46_91ae818e.jpg)









