PALAVRA COMPARTILHADA NO CULTO VIRTUAL DA FATIPI

Atualizado: 26 de Jun de 2020

No culto virtual realizado no dia 29 de abril deste ano pela FATIPI, o pregador foi o Prof. Marcos Paulo M. da C. Bailão. Tendo como base o Salmo 130.1-8, segue abaixo a síntese da Palavra proclamada:

O Salmo 130 expressa uma profunda aflição do salmista, caracterizada pelas palavras: “das profundezas clamo a ti”. Não há indicação do grave problema enfrentado por ele, mas sabemos que ele gerava profunda angústia em sua vida. Sabemos também que, seja qual for o motivo da aflição/angústia, o salmista sabia que o Senhor era capaz de escutá-lo: “Escuta, Senhor, a minha voz [...]”. O salmista confia que os pecados cometidos não seriam impedimentos para o agir de Deus, pois ele reconhece o perdão divino: “se observares as iniquidades” e “contigo está o perdão”. O propósito de Deus é perdoar em vez de castigar. Assim, ele “aguardava” o Senhor na superação da sua dificuldade, tal como os “guardas pelo romper da manhã”. O Salmo termina enfatizando a redenção divina baseada em sua misericórdia e perdão. Este é o fundamento do agir de Deus e da forma de vida do seu povo. Para concluir, em meio às mais intensas aflições e angústias, até mesmo causadas pela pandemia e isolamento social, confiemos que o Senhor ouve as orações dos seus servos. Ele as escuta e age redentoramente por meio do perdão, da misericórdia, concedendo o livramento. Deus nos abençoe.