top of page

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - EAD

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO JUNHO DE 2024
Bacharel em Teologia – EAD
2º SEMESTRE 2024

A Diretoria da Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (FATIPI), mantida pela Fundação Eduardo Carlos Pereira, ambas com sede em São Paulo-SP, torna público o Edital do Processo Seletivo de junho de 2024, que tem por objetivo selecionar candidatos e candidatas para ingresso no Curso de Graduação, Bacharelado, em Teologia na modalidade Educação a Distância (EAD), e que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O Processo Seletivo de junho de 2024 será realizado mediante exame que avalia o conhecimento nas diversas áreas de formação do Ensino Médio, com concentração em duas áreas: 1) Geral (língua portuguesa, interpretação de texto, história geral e do Brasil, atualidades e redação) e 2) Específica (conhecimento bíblico e história da igreja).


Curso


Teologia, Bacharelado, modalidade EAD, autorizado pela Portaria Nº 1.679, publicada no Diário Oficial da União em 25 de setembro de 2019, para 300 vagas totais anuais.


Inscrição para o Exame do Processo Seletivo


Período de inscrição: de 15 de abril a 14 de julho de 2024.

A inscrição para o Processo Seletivo se dá mediante preenchimento da “Ficha de Inscrição”, que pode ser feita através do portal da FATIPI (www.fatipi.edu.br).


Critérios para inscrição


Ficha de Inscrição preenchida.

Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00, por meio do boleto bancário.


Importante: A inscrição implica na aceitação do candidato ou candidata ao curso das normas constantes neste Edital. Somente o pagamento da taxa não garante a inscrição no Processo Seletivo. Os candidatos ou candidatas ao curso serão considerados inscritos após envio da “Ficha de Inscrição” devidamente preenchida e do pagamento efetuado.


Processo Seletivo


No ato da inscrição, o candidato ou candidata ao curso deverá escolher uma das opções abaixo:


a) prova online composta de: a) 40 questões objetivas de múltipla escolha, com valor de 0,1 por questão; b) redação, de caráter eliminatório, no valor máximo de 6,0 pontos. Será considerado “reprovado” o candidato ou candidata ao curso que obtiver abaixo de 2,0 pontos na redação;

b) realização de uma redação online com temas da atualidade para “Obtenção de Novo Título” (no caso de portadores ou portadoras de diploma do Ensino Superior).

Após o pagamento da inscrição, o candidato ou candidata ao curso receberá login e senha para acesso ao exame no dia 26 de junho de 2024. A prova pode ser feita em local e data de conveniência do candidato ou candidata, mas ao acessar o Ambiente Virtual e iniciar a realização do Exame, ele ou ela terá, no máximo, 3 (três) horas para finalizá-lo, ou seja, responder as questões e realizar a redação.


Classificação


O candidato ou candidata ao curso será classificado pelo total de pontos obtidos no exame realizado, em ordem decrescente. Havendo igualdade no número de pontos, o desempate será de acordo com o seguinte critério: Maior pontuação na redação; Idade, dando-se preferência ao candidato ou candidata de idade mais avançada.


Convocação e Matrícula


A convocação dos aprovados e aprovadas no Processo Seletivo será feita no dia 03 de julho de 2024, por meio de lista nominal publicada no portal da FATIPI e envio de comunicação eletrônica.

Os aprovados, dentro do número de vagas disponíveis para o curso, serão convocados em primeira chamada para realizar matrícula nos dias 19 a 23 de julho de 2024.

No ato da matrícula, deverá ser efetuado o pagamento correspondente à primeira mensalidade do curso. Sem o referido pagamento, a matrícula não será efetivada e o convocado ou convocada ainda não terá acesso às disciplinas do curso.

Será considerado desistente e sem direito à vaga no curso o convocado ou convocada que, no prazo fixado para a matrícula, não atender aos critérios indicados abaixo para a sua efetivação.

Não haverá, em hipótese alguma, matrícula condicional.

O convocado ou convocada menor de 18 anos deverá ser representado por responsável legal para a efetivação da matrícula. Se maior de 18 anos, a matrícula poderá ser realizada pelo próprio convocado ou convocada e, na sua impossibilidade, por procurador devidamente habilitado.


Critérios para matrícula


Os documentos abaixo podem ser enviados apenas eletronicamente:

  • Uma foto 3x4 recente;

  • Carteira de identidade;

  • Histórico Escolar do Ensino Médio;

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);

  • Certificado de conclusão do curso do Ensino Médio ou equivalente

  • Titulo de Eleitor;

  • Certidão de Nascimento ou Casamento;

A não apresentação de qualquer dos documentos acima relacionados enseja a não efetivação da matrícula.

O convocado ou convocada que realizou estudos equivalentes ao Ensino Médio no exterior deverá apresentar prova de equivalência de estudos fornecida pela autoridade competente, com data anterior à da matrícula, cópia do histórico escolar do país de origem, com sua respectiva tradução juramentada.


Disposições finais

  • Não haverá, em hipótese alguma, revisão do exame.

  • Será nula de pleno direito, a qualquer época, a classificação do candidato ou candidata ao curso que tenha participado do exame e realizado a matrícula fazendo uso de documentos falsos ou se utilizado de meios ilícitos.

  • É facultado o cancelamento da matrícula, mediante requerimento no “portal do aluno” da FATIPI, sem a restituição do valor pago na inscrição e na própria matrícula, total e nem parcial.

  • Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo de junho de 2024, composta pelos Professores: Marcos Nunes da Silva (Diretor), Júlio Paulo Tavares Mantovani Zabatiero (Coordenador de Educação a Distância), e Enilson Elias dos Santos.


Caso não seja enviado qualquer dos documentos acima relacionados, a matrícula não será efetivada.

O convocado ou convocada que realizou estudos equivalentes ao Ensino Médio no exterior deverá apresentar prova de equivalência de estudos fornecida pela autoridade competente, com data anterior à da matrícula, cópia do histórico escolar do país de origem, com sua respectiva tradução juramentada.


Disposições finais


  • Não haverá, em hipótese alguma, revisão de provas.

  • Será nula, de pleno direito, a qualquer época, a classificação do candidato (a) que tenha participado do Exame e realizado a matrícula fazendo uso de documentos falsos ou se utilizado de meios ilícitos.

  • É facultado o cancelamento da matrícula mediante requerimento por meio do “Portal do aluno” da FATIPI, sem a restituição do valor pago para a matrícula.

  • Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão responsável pelo presente Processo Seletivo, composta pelos professores: Marcos Nunes da Silva (Diretor), Leontino Farias dos Santos (Capelão Acadêmico), Shirley Maria dos Santos Proença (Coordenadora do curso presencial) e Julio Paulo Tavares Mantovani Zabatiero  (Coordenador do curso EAD).


Calendário 


Período de inscrição: de 15 de abril a 14 de julho de 2024

Exames do Processo Seletivo 26 a 16 de julho de 2024

Publicação do resultado 18 de julho de 2024

Primeira chamada para matrícula 04 a 12 de julho de 2024

Segunda chamada para matrícula 19 a 23 de julho de 2024

Semana de Ambientação/Boas Vindas 17 de julho de 2024

Início da primeira disciplina do semestre 24 de julho de 2024


São Paulo, 14 de junho de 2024.

Diretoria da FATIPI

Ficha Grduação EAD
Logo Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana independente do Brasil
Teologia na FATIPI: mais que estudo, crescimento e vida com Deus.
bottom of page