top of page
  • Foto do escritorFATIPI FECP

O Bacharelado em Teologia EaD da FATIPI

Desde o final do ano passado há uma ampla discussão pública sobre a qualidade dos cursos superiores a distância no Brasil. Nessa discussão, porém, há muita confusão entre avaliações adequadas e meros estereótipos e preconceitos contra a modalidade de ensino usando tecnologias de comunicação. Por isso, achamos conveniente esclarecer à comunidade acadêmica da FATIPI, à nossa Igreja e ao público cristão em geral alguns pontos sobre a qualidade de nosso Bacharelado.


1. Começo com a relação discentes-docentes e tutores. Diferentemente de cursos que visam lucro e tem um corpo docente insuficiente para que haja qualidade, na FATIPI nós temos uma relação de um docente para cada 30 estudantes e um tutor para cada 60 estudantes. A equipe de coordenação e apoio técnico e institucional da educação a distância da FATIPI conta também com quatro profissionais com dedicação integral ao curso e à FATIPI como um todo.


2. Falemos sobre o conteúdo do curso. Muitas instituições montam seus cursos com conteúdos produzidos sem contextualização, sem revisão pedagógica e sem nenhum conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso e da instituição de ensino. Na FATIPI, porém, nossos conteúdos são elaborados integralmente por nosso docentes regulares (que atuam também nos programas presenciais) e por docentes convidados especialmente para elaborar uma disciplina. Todo o material didático (Guias de Estudo, Vídeos e Materiais Complementares) é avaliado permanentemente pela Equipe do NEAD (Núcleo de Educação a Distância) e pelo NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Bacharelado em Teologia. O cuidado é o mesmo do curso presencial e no último ENADE o Bacharelado a distância e o presencial tiveram a mesma nota.


3. Nova Diretriz Pedagógica. Estamos implantando em 2024 uma nova diretriz pedagógica para as disciplinas e demais atividades acadêmicas. Alteramos o cronograma de oferta das disciplinas, adequando aos novos desafios e possibilidades tecnológicas. Avaliamos todo o material do curso, em uso há 5 anos, e todo o conteúdo será integralmente atualizado, sob a supervisão da Equipe Multidisciplinar do NDE da FATIPI. Enfatizamos ainda mais o protagonismo dos estudantes, ampliamos o volume de conteúdos e aperfeiçoamos os modos e momentos de interação do corpo discente com a equipe de tutores e de docentes da FATIPI.


4. Permanece nosso compromisso com Deus e com Seu povo. A FATIPI existe para servir a Deus e ao Seu povo com educação teológica de qualidade acadêmica, ética, confessional e de espiritualidade cristã. Este compromisso com a glória de Deus e a edificação do Povo de Deus é o norte de tudo o que fazemos em todos os cursos da FATIPI, tanto na modalidade a distância quanto na presencial.

Continuamos a aprender e a buscar a excelência em nosso Bacharelado a distância e apoiamos todas as medidas que se fizerem necessárias para que cursos sem qualidade, com corpo docente insuficiente, sem a adequada revisão permanente de seus conteúdos e procedimentos didáticos sejam obrigados a corrigir seus rumos para não serem penalizados pelo MEC. Somos solidários aos cursos de Bacharelado em Teologia a distância que buscam a excelência e não se rendem aos imperativos do Mercado e do Lucro.


Soli Deo Gloria!




 

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana independente do Brasil
Teologia na FATIPI: mais que estudo, crescimento e vida com Deus.
bottom of page