TEACHING ACROSS CULTURALES

O Prof. César Marques Lopes, coordenador do curso de Teologia EAD da FATIPI, participou de um grupo de quatro pesquisadores e pesquisadoras de distintos continentes que se dedicou a refletir sobre a pergunta: “Se um professor ou professora internacional vem até o seu país para trabalhar em Educação Teológica, quais são os pontos aos quais ele ou ela devem estar atentos e sensíveis?”. Foram realizados grupos focais com o corpo docente de Seminários Teológicos em 31 países, levantando alguns dos diversos riscos e oportunidades que este tipo de ensino pode oferecer.A pesquisa aconteceu ao longo de três anos e resultou num livro publicado, cujo título é “Teachingacrosscultures” (em tradução livre, “Ensinando em outras culturas”). Dentre os capítulos dedicados a reunir respostas à pergunta da pesquisa, há um capítulo com as contribuições do grupo focal realizado com o corpo docente da FATIPI.