top of page

SER É O BASTANTE

  • comunicacao299
  • 26 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Livro: Ser é o bastante: felicidade à luz do Sermão do Monte.

Autor: Carlos Queiroz

Editora: Ultimato.

Ano: 2006


O mundo vive em busca dessa tal felicidade. Onde ela está? Como alcançá-la?

O pastor Carlos Queiroz, nos conduz às respostas das inquietações humanas. Ele nos faz olhar para Jesus, sua vida e ensino, especialmente no Sermão do Monte.


Para ele, felicidade não é um lugar aonde se vai, mas a maneira com que se caminha. Jesus, nas bem-aventuranças, nos dá a receita da verdadeira felicidade. Ele põe diante de nós o mapa que nos leva a esse paraíso cobiçado. Os tesouros riquíssimos da verdadeira felicidade estão ao nosso alcance.


A felicidade não é uma utopia, mas algo factível, concreto, tangível. A boa notícia é que a felicidade não é algo que compramos com dinheiro, mas um presente que recebemos de Deus. A felicidade não está nas coisas que vemos,  é uma atitude do coração. O apóstolo Paulo nos mostrou isso quando escreveu em 2º Cor 4.18 - “Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se veem, mas nas que não se veem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre”. O cristão vive pelo que não vê e não por aquilo que vê.


Portanto, a felicidade não é um pagamento de nossas virtudes, mas um presente da graça. Não é algo que conquistamos pelo nosso esforço, mas um dom que recebemos pela fé. O que o mundo promete e não consegue dar, Jesus oferece gratuitamente.


O pastor Carlos Queiroz faz questão de ressaltar que esse roteiro está na contramão de todas as orientações dadas pelo mundo. Não é um caminho aberto da terra para o céu, mas do céu para a terra. Não é algo que o ser humano faz para agradar a Deus, mas o que Deus faz para o ser humano. A verdadeira felicidade não é prêmio, é presente. Não é merecimento, é graça!


As bem-aventuranças não são qualidades inatas ou adquiridas pelo esforço humano. Nenhuma pessoa poderia possuir essas bem-aventuranças à parte da graça de Deus.


Para o autor, a felicidade tem a ver com o ser e não com o ter, pois é isso que Jesus ensinou. Felizes são aqueles que são, não aqueles que buscam o poder, a honra, a glória, a riqueza. A felicidade está na simplicidade e na fé de se ver como escolhido e escolhida de Deus para seguir a Jesus. Por isso, dizia: “Felizes são os pobres, os humildes, os mansos, os que choram...”


 Para o pastor Carlos Queiroz, a felicidade é o resultado de um correto relacionamento com Deus, com nós mesmos e com nosso próximo. As oito bem-aventuranças apontam para esse quádruplo relacionamento:


a) atitude em relação a si mesmo;

b) em relação ao pecado;

c) em relação a Deus;

d) em relação ao mundo.


            Vale a pena ler este livro se você deseja sair da mesmice, do ordinário e viver no extraordinário do seguimento de Jesus, experimentando a cada dia a felicidade de ser e só isso basta.


 

Rev. Marcos Nunes da Silva

Diretor da FATIPI

Pastor da IPI de Vila Carrão





Posts recentes

Ver tudo
Chamados à Vida¹

“E Deus soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou alma vivente.” (Gn 2.7). Antes da primeira lei, antes da primeira profecia, antes do primeiro versículo escrito, Deus comunicou-se

 
 
 
Servindo à Igreja que serve.

Antes de abordarmos o tema sugerido no título de nossa reflexão, gostaríamos de reafirmar nossa fé no Deus que se revela como Servo. A...

 
 
 

Comentários


Logo Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana independente do Brasil
Teologia na FATIPI: mais que estudo, crescimento e vida com Deus.
bottom of page